Rua Alfredo Diener, 87 São Bento do Sul/SC - Oxford

A Paróquia

Home / A Paróquia

Nos idos de 1960, a comunidade de Oxford, bairro próspero de São Bento do Sul, sentiu-se instigada a construir uma Igreja. Dentre as razões que levaram à construção estava a grande devoção a São Cristóvão, tendo em vista que muitos pais das famílias da região eram motoristas de caminhão e este santo é considerado o protetor destes profissionais.

Liderados e motivados pelo padre Afonso Robl, SCJ, cuja família residia no bairro, aceitaram o desafio e colocaram, literalmente, a mão na massa. Com um terreno doado pela família Müller, não faltou disposição, alegria, perseverança e fé para tornar este sonho realidade. Quando dizemos união, isto inclui uma participação ativa também de luteranos, afinal, a comunidade de Oxford sempre conviveu harmoniosamente. Em 1967 a obra foi concluída, e, assim, surgiu a Capela São Cristóvão, pertencente à Paróquia Puríssimo Coração de Maria, de São Bento do Sul.

Povo de uma fé ímpar, a comunidade do bairro de Oxford foi crescendo na sua caminhada de Igreja e em 1974 teve um grande incremento com a atuação do Padre Alírio José Pedrini, SCJ, que, entusiasmado com as lideranças e o povo em geral, promoveu grandes mudanças na comunidade, alcançando grandes conquistas para todo o bairro.

Com novenas dedicadas à Nossa Senhora Aparecida, cuja devoção era cada dia mais intensa, o padre Alírio organizou a primeira coroação solene de Nossa Senhora Aparecida como padroeira desta comunidade, em outubro de 1974. Foi um momento histórico para todos e, a partir dali, a comunidade então denominada São Cristóvão, que era comemorado no dia 25 de julho de cada ano, passou também a ter Nossa Senhora Aparecida como padroeira, realizando eventos marcantes também no dia 12 de outubro.

Com o crescimento na participação do povo e também se solidificando estruturalmente, a comunidade pediu à Diocese de Joinville a elevação para a paróquia. No ano de 1981 isso acontece e todos recebem com alegria o primeiro pároco, Padre Silvio Salgado, SCJ.
Sempre ativa e perseverante, a paróquia cresceu vertiginosamente, tanto na sua edificação material quanto na fé. Graças ao seu povo e lideranças, bem conduzidos pelos sacerdotes que a assistiram desde a época em que era Capela, hoje a Paróquia Nossa Senhora Aparecida conta com 11 comunidades e inúmeras pastorais extremamente atuantes.

Atualmente, sob a liderança do Padre Fábio Carlos Bosco, ela passa por uma importante obra de revitalização externa da Comunidade Matriz, com a construção de duas imponentes torres e que se destaca pela sua arquitetura gótica, embelezando ainda mais o bairro de Oxford e enchendo de orgulho todos os paroquianos, os quais não medem esforços para a concretização desta obra.

Reforma do Presbitério Participe dessa obra que é de todos nós!

Participe dessa obra que é de todos nós

Clero da Nossa Paróquia

Conheça os padres que acompanham de perto a vida da nossa comunidade, e também o arcebispo responsável por nossa Arquidiocese.

Pároco

Padre Fábio Carlos Bosco

“Ele me ungiu para servir” (Lc 4, 18)

O Padre Fábio Carlos Bosco nasceu no dia 20 de fevereiro de 1982. Foi ordenado sacerdote em 26 de agosto de 2016, respondendo ao chamado de Deus com dedicação e zelo pastoral.

Atualmente, exerce a missão de Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Oxford, em São Bento do Sul/SC. Sua presença é marcada pela proximidade com os fiéis, acolhimento e compromisso com a evangelização.

Ao longo de sua trajetória, o Padre Fábio também atuou como Administrador Paroquial da Paróquia Universitária Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Retiro, em Joinville/SC, e foi Padre Referencial da Renovação Carismática Católica (RCC), contribuindo significativamente com a formação espiritual e o fortalecimento da fé de muitas comunidades.

Com uma espiritualidade firme e uma presença pastoral ativa, o Padre Fábio segue servindo com alegria, guiando seu rebanho na vivência do amor de Cristo.

Vigário

Padre Gabriel Back da Silva

“Vosso amor vale mais do que a vida” (Sl 62(63),4)

O Padre Gabriel Back nasceu em João Pessoa/PB. Ainda criança, recebeu o Sacramento do Batismo em Jacumã, na Paraíba, iniciando sua caminhada de fé desde os primeiros meses de vida.

Passou parte de sua infância em Garuva/SC, onde realizou a Primeira Eucaristia já em solo catarinense. Recebeu o Sacramento da Crisma pelas mãos do saudoso Dom Irineu Roque Scherer, fortalecendo sua vida cristã e seu compromisso com Deus.

No dia 21 de novembro de 2025, foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Francisco, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Joinville, respondendo ao chamado de Deus com dedicação e zelo pastoral.

Recentemente ordenado, o Padre Gabriel inicia seu ministério sacerdotal com entusiasmo e espírito de serviço, buscando viver sua missão com proximidade ao povo e fidelidade ao Evangelho.

Com uma espiritualidade firme e uma presença pastoral ativa, segue servindo à Igreja, conduzindo os fiéis na vivência do amor de Cristo.

Arcebispo

Dom Francisco Carlos Bach

“Pai, nas tuas mãos eu entrego o meu espírito” (Lc 23,46)

Dom Francisco Carlos Bach nasceu em 4 de maio de 1954, na cidade de Ponta Grossa/PR, e desde pequeno foi envolvido pela fé e pela vida paroquial. Aos nove anos ingressou no Seminário Menor Diocesano São José, iniciando assim sua caminhada vocacional. Foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1977, após anos de estudos em Filosofia e Teologia, e concluiu seu Mestrado em Direito Canônico em Roma, na Universidade de Santo Tomás de Aquino.

Em 27 de julho de 2005, foi nomeado Bispo da Diocese de Toledo (PR) pelo Papa Bento XVI, sendo posteriormente transferido para a Diocese de São José dos Pinhais (PR), e ainda exerceu temporariamente a função de Administrador Diocesano de Paranaguá.

No dia 5 de novembro de 2024, com a criação da Província Eclesiástica de Joinville, Dom Francisco foi nomeado Arcebispo de Joinville, tomando posse em 23 de fevereiro de 2025, na Catedral São Francisco Xavier. Seu lema episcopal, “In Manus Tuas”, reflete sua total entrega à missão de conduzir o povo de Deus com humildade, confiança e amor.